MARINHA DO BRASIL


MARINHA DO BRASIL – ASTEGE Certifica Capacitação em Técnicas de Imobilizações Ortopédicas
 
A Diretoria Nacional da ASTEGE parabeniza a todos os participantes da Campanha de Capacitação em Aplicação de Técnicas de Imobilizações Ortopédicas do Hospital Naval Marcílio Dias no Rio de Janeiro.
 
Saiba mais detalhes…
 
A Origem:
 
A Clínica de Traumato-Ortopedia do Hospital Naval Marcílio Dias, prima por atender diariamente um grande número, não só de militares, tanto da ativa como da reserva, assim como seus dependentes.
Devido à alta demanda de imobilizações feitas e visando melhorar a qualidade do serviço prestado, surgiu o desejo de também capacitar o profissional que labuta nesta frente de batalha.
Além de tirá-las da clandestinidade, as nossas Praças passariam a ter o reconhecimento de um trabalho tão importante, que não raramente é NEGLIGENCIADO.
 
Do Sonho à Realidade:
 
Da observação à concretização do sonho, foram apenas alguns dias, uma vez que, o desejo pelo saber e o anseio de melhoria na qualidade do serviço prestado, eram uníssonos.
Bastou um simples convite para formação de um grupo de estudo, e aqueles profissionais não hesitaram em abrir mão do descanso e do convívio de suas famílias, para voltarem a estudar, visando melhor atender ao seu semelhante.
Foram quatro meses de dedicação de forma consciente e alegre, onde o desânimo NÃO marcou presença.
A dedicação e o esmero eram as marcas destes profissionais.
Com o passar dos dias podia ser notada a diferença na qualidade do pessoal, da atividade dos profissionais, na satisfação dos pacientes e no controle dos gastos.
Saber identificar e classificar as diferentes fraturas, o estudo da Anatomia, da Cinesiologia, da Imagenologia, da Semiologia Ortopédica trouxeram uma maior integração entre médicos e enfermeiros. Era a linguagem Ortopédica sendo desvendada. E o melhor de tudo isto: Pacientes sendo beneficiados e melhor tratados.
 
A Profissão:
 
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), encontra-se registrada sob o código 3226-5, a profissão de Profissional Técnico em Imobilizações Ortopédicas.
 A ASTEGE (Associação Brasileira de Profissionais Técnicos de Imobilizações Ortopédicas) é a Entidade Civil que representa estes profissionais, junto aos Órgãos Públicos e privados, tendo sua sede em São Paulo.
E é com esta visão de profissionais que o desenvolvimento pessoal se faz presente para incrementar o coletivo.
 
O Profissional e a Atividade Militar:
 
A atividade militar possui uma gama variada de situações onde o atendimento das necessidades deve ser feita de imediato. Não podemos esquecer que as lesões de caráter ortopédico são as mais frequentes, seja no tempo de
paz ou no calor da batalha. Seja na manutenção da higidez , seja no momento da inatividade. É com este pensamento que não devemos negligenciar aquele que vai auxiliar o médico Ortopedista no melhor desempenho de sua função. Antes disso, o Técnico em Imobilização não deve ser considerado como um “simples enrolador de ataduras”, “gesseiro” como alguns jocosamente teimam em continuar chamando. Ao contrário, são profissionais cujo valor só é reconhecido no infortúnio.
 
….E o Tempo Passou…
 
E como foi rápido! Hoje, vêem-se com orgulho, verdadeiros profissionais sabedores da sua missão, transbordando conhecimento técnico, podendo ser chamados de fato e de direito de Profissionais Técnicos em Imobilizações Ortopédicas.
A partir de agora, poderão disseminar seus conhecimentos de forma Legal perante toda a sociedade.
 
Parabéns pela Conquista de todos vocês!
 
Gostaríamos ainda de registrar nosso reconhecimento à Dra. Ana Loyola, médica Ortopedista, membro titular da SBOT no Rio de Janeiro e Capitã de Corveta, por sua determinação incansável na perseguição e alcance deste objetivo, a saber a capacitação dos profissionais em tela.
Parabéns Dra. Ana !!! Que esta certificação de capacitação seja o 1º de muitos reconhecimentos e láureas alcançados por estes e outros profissionais como resposta à sua luta. Parabéns por ter sabido driblar as dificuldades e enfrentar os percalços e óbices com sabedoria e determinação.
 
PARABÉNS !

IMAGENS

Scroll Up